Quando o assunto é aumentar as vendas, toda empresa enxerga o setor comercial como crucial para o crescimento da empresa. Segundo pesquisa da Hubspot, 70% das companhias afirmam que a principal prioridade dos vendedores é fechar mais negócios.
Entretanto, muitos vendedores têm dificuldades para comercializar seus produtos e serviços diretamente ao cliente. De acordo com a mesma pesquisa, 34% dos profissionais dizem que fechar o negócio está cada vez mais difícil.
Por isso, as empresas estão buscando formas de melhorar o processo de venda, e uma solução adotada para melhorar os resultados é a contratação de um consultor de vendas.
Com intuito de melhorar a assertividade de como vender mais, o consultor de vendas é um profissional especializado na área comercial que observa as principais deficiências no processo de venda e oferece várias soluções para otimizar as ações.
1 – Ajuda na capacitação da equipe
Se você deseja contratar um consultor de vendas, conheça 5 vantagens do consultor para as empresas.
Uma consultoria de vendas pode ser muito útil na hora de capacitar a os funcionários da área comercial.
Levando em consideração que é uma área que exige o desenvolvimento de habilidades de persuasão e disciplina, contratar esse serviço melhora os processos relacionados a área de vendas.
Com uma equipe muito bem treinada a empresa pode ser mais eficiente em todo processo de vendas da empresa.
2 – Identifica erros no processo de vendas
Caso a empresa já tenha um método específico de vendas, a consultoria ajuda a diagnosticar os pontos positivos e negativos das ações de vendas.
Geralmente esse trabalho é feito de acordo a imersão no processo em si para identificar os erros e oportunidades para melhorar a abordagem do vendedor com o cliente.
Dessa forma, é possível solucionar possíveis gargalos que podem atrapalhar o fluxo dos processos, aumentando a efetividade no processo de venda.
3 – Adequação no processo das vendas
Não existe uma receita pronta de boas práticas de vendas. Ou seja, é preciso que cada negociação tenha um procedimento personalizado para determinados clientes.
Indo nessa direção, um consultor de vendas tem grande importância, pois ele vai ajudar a empresa em definir o diálogo com o cliente a partir de um processo dividido em 3 pilares:
- Persona;
- Funil de venda;
- Jornada de compra.
Devido a sua especialidade na abordagem e condução da venda, os consultores são pessoas especializados no tema e vão guiar a empresa para que ela crie a melhor abordagem de venda.
4 – Melhora na inteligência comercial
A Inteligência Comercial envolve o conhecimento e o valor de mercado dos produtos da empresa.
Nessa área, o consultor de vendas pode indicar qual a estrutura do discurso de venda e os seus diferenciais, conseguir listas de leads para prospectar e outras atividades essenciais para a otimização do discurso de como captar clientes.
O consultor é responsável por entender o que já foi feito e procurar meios para o processo ser mais eficiente e completo, utilizando ferramentas de vendas e estrutura interna.
Segundo a pesquisa da Martech, 65% das empresas que adotam ferramenta de vendas conseguem identificar melhores clientes para a venda.
5 – Ganho de conhecimento
E por fim, saiba que a consultor de vendas consegue entender os aspectos que envolvem a área comercial da empresa, desde questões de mercado até o lado emocional do cliente na transação.
Por esse motivo, a consultoria é uma ótima fonte de conhecimento na melhora dos processos. Saiba que obter conhecimento de especialistas pode ser um diferencial grande para os vendedores melhorem o processo de venda.
Contrate o consultor de vendas para alavancar seus resultados
O consultor de vendas é um profissional importante para ajudar os vendedores no seu processo de venda.
Com ele é possível saber exatamente quem é o cliente, qual a razão e o objetivo de comprar aquilo que ele procura.
Esses profissionais ajudam os funcionários a desenvolver habilidades como persuasão e disciplina para melhorar a abordagem e o diálogo com o cliente.
O consultor também enxerga os pontos negativos dos processos, quais são os erros que atrapalham os fluxos de venda e indica pontos de melhoria nos processos.
Na jornada de compra, a consultoria tem um papel importante na adoção da melhor abordagem de venda. Com o uso da persona, do funil de vendas, e da jornada de compra, ele direciona uma abordagem de venda mais assertiva.
Além disso, os consultores de vendas também ajudam na inteligência comercial e no valor de mercado dos produtos. Dessa forma, é possível encontrar ferramentas de vendas para tornar o processos de venda mais eficazes.
E para terminar, o consultor de vendas é um pode auxiliar na capacitação dos vendedores. Por isso, a empresa que adota a consultoria de vendas será beneficiado com um processo de venda diferenciado e uma equipe preparada para alavancar as vendas da empresa.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.