E se você não sabe o que significa, é possível que já esteja um passo atrás da concorrência. A verdade é que o conceito está relacionado com a experiência do consumidor, sendo uma resposta a uma mudança de comportamento por parte dele, que demanda novas exigências na hora de comprar.
Não basta apenas oferecer o menor preço, já que esse novo perfil de cliente é capaz de observar vantagens muito além do aspecto financeiro. O que ele deseja é uma experiência de consumo integral, não importa se a loja que escolhe tem atuação online ou offline. É justamente aí que o omnichannel assume o protagonismo.
Omnichannel é um conceito de integração entre lojas virtuais, físicas e os consumidores, o que passa não só pelas vendas, como pelo atendimento de modo geral e inclui ainda as ações de marketing.
Na prática, tudo é conduzido como se fosse uma coisa só, de maneira que o cliente seja favorecido com uma experiência única, ainda que envolva diferentes canais. O omnichannel proporciona a oferta de novas e inovadoras soluções, em uma estratégia que tem no cliente o foco. A proposta é que ele possa ter uma experiência de consumo realmente diferenciada.
Quer um exemplo bem fácil de entender?
A compra em loja online com retirada em loja física.