Com origem em 2009, o Whatsapp tem crescido muito e aqui no Brasil é bastante popular. Segundo pesquisas, o aplicativo é visto mais de 150 vezes por dia pelos seus usuários. Via 3G ou Wi-fi, ele possibilita o envio de mensagens de texto, fotos, vídeos e até mesmo a realização de ligações. Por este motivo, é essencial que você pense também em ter um atendimento para os seus prospects (possíveis clientes) e clientes via Whatsapp.
Existe um recurso muito interessante no aplicativo chamado Lista de Transmissão, que permite o envio de uma mensagem para vários contatos de uma só vez. Um número grande de pessoas não sabe da existência deste recurso ou acaba o confundindo com o recurso Criação de Grupos. Para se comunicarem, algumas empresas e pessoas criam Grupos no Whatsapp e colocam os seus prospects e clientes de maneira aleatória e sem nenhum tipo de segmentação, quando na verdade, os Grupos deveriam ser usados somente quando as pessoas se conhecem e/ou para criar algum tipo de discussão sobre determinado assunto.
A Lista de Transmissão funciona de maneira diferente. A mensagem enviada através dela, será transmitida individualmente. Todas as pessoas da Lista a verão de forma individual e responderão individualmente. Nela, você pode inserir as pessoas que quiser, possibilitando a nomeação da lista e a segmentação de quem irá fazer parte da mesma. Aliás, segmentar a Lista de Transmissão é a melhor forma de utilizá-la.
Por exemplo, supondo que você possui um salão de beleza, você terá vários tipos de clientes. Algumas clientes procuram o salão para fazer escova, outras para fazer luzes, outras para fazer as unhas.
O cliente que procura por escova progressiva, deve ir ao salão de 3 em 3 meses aproximadamente. Já quem procura o salão para fazer as unhas, provavelmente o faz uma vez por semana ou a cada 15 dias. São clientes com comportamentos diferentes.
Cada tipo de comportamento desses clusters (agrupamento de clientes com a mesma característica), deve ser direcionado para uma Lista de Transmissão diferente. Você deve agrupar clientes com características semelhantes dentro de uma Lista de Transmissão e ter várias listas.
Em cada Lista de Transmissão podem ser adicionadas até 256 pessoas. Por outro lado, o número de listas é ilimitado. Só é preciso que você tenha certeza de que os contatos que farão parte da lista possuem o seu número de telefone na lista de contato deles. (Eles devem ter te incluído em seus contatos antes.)
A autorização
Lembre-se: é muito importante que as pessoas te autorizem a incluí-las na Lista de Transmissão. No meu caso, peço para que as pessoas que eu desejo inserir numa determinada lista, me enviem uma mensagem falando o que elas fazem e que me autorizam a enviar informações para elas através do Whatsapp. Caso você envie uma mensagem através da Lista de Transmissão sem autorização do destinatário, ele poderá te bloquear no aplicativo e, com muitos bloqueios, sua conta pode até ser cancelada.
Com a segmentação de clientes que este recurso do Whatsapp possibilita, você pode comunicar, fidelizar, criar uma oferta relâmpago, coletar depoimentos e outras séries de ações. Tenho certeza que pode trazer resultados imediatos muito interessantes para você.
E não se esqueça de utilizar sempre o Whatsapp Web, para facilitar o contato com seu usuário, sem precisar ficar no celular o tempo todo. Assim você tem tempo de fazer muito mais coisas ao mesmo tempo.
Ainda tem dúvidas? A Tweex te ajuda a criar um Atendimento personalizado via Whatsapp para seus clientes.