E com custos cada vez mais elevados, tem aumentado o número de lojas virtuais que repassam ou pelo menos dividem o custo do frete com o cliente. O resultado é um só: aumento de preços e consequente queda do número de vendas. Porém, alguns passos para diminuir esses números podem ser tomados, e nós queremos dividi-los com você, confira:
1) Pedido com valor maior, frete menor!
Cada vez que o valor do pedido aumenta, o frete pode diminuir. Imagine a seguinte situação: o frete de um pedido de R$ 40 reais com 2 kg de peso pode chegar a 20% do valor do produto. Mas esse número cai pela metade se o valor do pedido é de R$ 120 e o peso do produto vai para 6 kg. Em outras palavras, o valor do frete nesse caso, representa 10% do valor total do produto.
2) Tenha opções de transportadoras
Não se apegue a uma única opção! Tenha pelo menos a tabela de preços de fretes de três transportadoras. E a explicação é simples: cada empresa possui preços e prazos diferentes para determinadas localidades, além disso, elas possuem suas especialidades: produtos pesados ou leves, categorias específicas. Cabe a você escolher a melhor opção.
3) Negocie o valor da tabela de frete
No momento que você tiver mais de uma opção de empresa, poderá negociar o valor do frete. Essa relação de parceria com as transportadoras é fundamental, pois o valor do frete poderá cair. Mas fique atento, se certifique que você está escolhendo uma empresa de qualidade que entregará sua mercadoria com total segurança.
4) Incentive o mínimo de compras
Veja se existe a possibilidade de, a partir de um valor “X”, o frete se tornar mais barato, ou até mesmo grátis. Estabeleça um valor mínimo de compra, mas tenha atenção, faça todos os cálculos possíveis para ver se isso realmente é possível.
5) Faça o mapeamento por região
Saiba onde seu e-commerce está perdendo dinheiro com frete e onde está ganhando. Conheça cada região e veja quanto você está gastando naquela localidade. O cálculo é simples: divida o valor gasto com frete em um mês pelo faturamento total desse mesmo mês. Assim, você poderá identificar quais as suas oportunidades e melhorá-las.
Fonte: eCommerce Brasil
Autor: Flavio Salzano